grupo, há uma série de fragilidades de análise que estão apontadas ao longo do trabalho. C
A educação escolar no campo modifica a vida e o trabalho no campo?


Introdução
Neste ano nos apresentaram um projeto chamado: Projeto Terra, a sala foi dividida em vários grupos e o nosso grupo é o que ficou com o tema da educação.Antes de irmos para o campo, assistimos a três palestras, nas quais os palestrantes argumentaram e contra-argumentaram sobre o tema "reforma agrária". Mas, como para podermos formar a nossa opinião sobre algum assunto, nós temos que conhecê-lo bem, fomos para o campo e nós, componentes do grupo 4, fizemos entrevistas e pesquisas com o objetivo de descobrir se a educação escolar modifica a vida e o trabalho no campo.
grupo poderia explicar a importancia do tema, dizer que "ficou com o tema educação" não é o esperado. veja que para iniciar a analise, o grupo precisava dizer que caminhos o relatório irá traçar, ou seja, houve divisão? que critério o grupo adotou?
DSC00927.JPG
(Foto: Plantaçao de banana no assentamento.)

Durante as pesquisas nós fomos à um assentamento em Sumaré que fica à 130km de São Paulo. Esse assentamento tem 213 hectares, divididos em 28 familias, e a principal produção é a de banana. Também fomos em uma fazenda chamada Santa Eliza, ela tem 990 hectares é considerada na região uma grande propriedade, embora tenha menos de 1000 hectares, e fica em Santo Antonio de Posses, a aproximadamente 130km de São Paulo, nela a principal produção é a de laranja.


Desenvolvimento Ao longo do trabalho percebemos que muitos dos trabalhadores rurais não nasceram no estado de São Paulo e que a maioria não concluiu os estudos em uma escola.O curioso é que quase todos os entrevistados, no asentamento e na fazenda, disseram que existe um programa de afabetização para adultos e somente um dos 19 entrevistados participa desse programa.Isso significa que para os que não acabaram os estudos, o fazer agora já não é mais importante.

grupo, ok! mas por que não é importante? tem alguma relação com o perfil? são os mais velhos? Veja que o grupo até o presente momento não faz análise e só identifica o que conseguiu com as entrevistas.

Percebemos também que maioria dos filhos desses trabalhadores conseguiram "subir na vida" e não tiveram a mesma profissão do pai ou da mãe e muitas outras conclusões que serão apresentadas ao longo do texto.

grupo, precis aexplicar o uso "subir na vida", pois se há uma ascensão escolar, sem dúvida isso é fruto do trabalho rural dos país. percebem? Aliás qual é a hipotese do grupo? || DSC00603_jpg.jpg || || (Foto: No assentamente eles possuem cursos/aulas para o aperfeiçoamento de técnicas de plantio e rurais em geral.) || grupo, há um misto de introdução e desenvolvimento.

A nossa pergunta é muito importante, pois é através dela que consiguiremos saber se o nível de escolaridade no campo esta aumentando, se os pais e os adultos estão dando importancia ao estudo,se as pessoas que tiveram um curso escolar finalizado foram recompenssadas por isso, e finalmente se a educação escolar no campo modifica a vida e o trabalho neste.A maioria dos trabalhadores diz que estudou, mas nem completou o primeiro grau. Esta mesma maioria concorda que o estudo é importante. Ele interfere na vida das pessoas, pois "sem estudo, sobra o trabalho pesado", palavras de um trabalhador. Essa conclusão é óbvia, mas nos mostra uma coisa importante. O trabalhador achava que estudar era importante para se livrar do trabalho pesado. Ou seja: ele queria um trabalho mais qualificado, como grande parte das pessoas. grupo, será que é possível deduzir isso? veja que o estudo no campo, não necessariamente provoca a migração. Aliás, que perguntas foram feitas para se chegar a esta conclusão. Pessoal, a taxa de desemprego não tem relação direta com a migração do campo para a cidade.

Essa é uma das causas da migração do campo para a cidade. Essa migração gera pobreza na área rural e grande taxa de desemprego na cidade, uma vez que há mais pessoas para disputá-los. A educação é muito importante,mas como a escola é uma importante instituição formadora de opinião, ela deveria incentivar e mostrar os benefícios da policultura para a independência na produção de alimentos de um país, pois não dependeríamos dos outros países para ter uma boa diversidade de alimentos.Os trabalhadores da fazenda foram os que mais disseram que precisa-se de especializacão tecnica, pois na fazenda é preciso saber usar as maquinas, é uma fazenda grande.No assentamento, existem hortas, plantacões de bananas, mas nada muito grande.Ali so precisam saber trabalhar a terra.

grupo, na fazenda eles também precisam saber trabalhar a terra. Grupo, há precipitações nas conclusões apresentadas. Há uma mistura de opinião. o grupo deveria trazer análise das perguntas analisadas.

Observamos também, que todas as pessoas mais idosas falaram que gostariam que seus filhos ficassem no campo, com eles, e as pessoas mais jovens disseram que gostariam que seus filhos estudassem, queriam que eles fossem mais, isso mostra que os tempos mudaram, hoje há uma preocupação com "ser alguma coisa no futuro" e os pais não querem mais que os filhos fiquem com eles, querem que eles "saiam para a vida", palavra de um trabalhador. Grupo, reveja o que foi escrito, complicado "ós país não querem mais que os filhos fiquem com eles"..... precisa analisar melhor o que isto representa.

Isso é muito interessante, e muito bom, pois significa que as pessoas estão tendo consiencia de que estudar é muito importante. As pessoas mais velhas não estudaram porque não havia escolas publicas no campo, aonde eles sempre moraram e as mais jovens estudaram sim, um sinal de que o governo também está mais preocupado com a educação.

Mesmo assim, várias pessoas não completaram os estudos por "não ter condições", o que é estranho, pois existem diversas escolas e universidades públicas, embora as escolas públicas sejam muito ruins e não preparem o aluno para o exigente vestibular de uma universidade. Ou seja: embora exista essa conscientização das pessoas, que parece ser um reflexo da maior preocupação do governo com a educação, ainda é visível uma acentuada deficiência no sistema público de educação.Como já dissemos o nivel do ensino no Brasil é baixissimo e são várias as causas.Mas na verdade, o grande responsavel é a politica educacional do Governo.Tanto deste como dos que o antecederam.Talvez não seja um problema do quanto de dinheiro vai para a educacao, mas sim da estrutura, que faz com que esta verba não chege as salas de aula. Alem disso não basta apenas cobrir a área rural e mostrar uma boa intenção ao se preocupar com a educação. É preciso fazê-lo com eficiência.


Quanto aos estudos em si, talvez faltasse no passado uma motivação pela parte das familias e da população rural em geral, como nós ja dissemos, hoje em dia essa relação das pessoas com a educação e sua importancia, talvez devido a qualificação exigida pelos trabalhos ter aumentado, mudou e isso é muito bom. Mas ainda falta muito, para que a educação Brasileira, e principalmente na area rural, possa ser considerada algo que atente a todos, na nossa sociedade.

Conclusão Para concluir, é preciso agora retomar algo já mencionada anteriormente, sobre a necessidade da escola ensinar a importância da policultura e da permanência no campo. Se a escola puder fazê-lo, e com eficiência, as pessoas poderão ter uma opinião mais abrangente sobre diversos assuntos, poderão saber participar de discussões por entender do assunto que é discutido, poderão até "ter mais criatividade", segundo um outro trabalhador, e terão um conhecimento mais amplo sobre as coisas em geral, ao invés de apenas "debulhar o trigo, colher cada bago do trigo". Por isso, a educação no campo se mostrou algo muito importante.

Questionario grupo 4

Perfil do entrevistado: 1) Qual é o seu nome?

2) De onde você vem?

3) Com quantos anos você veio para cá(se não é daqui)?

4) Quantos anos você tem? a) até 25 b) de 26 à 35 c) de 36 à 46 d) mais de 47

Perguntas:

1) Você estudou? Sim ( ) Não ( )

2) Se sim até qual série? 4ª série ( ) b) 8ª série ( ) c) 3º colegial ( ) d) Fez faculdade ( )

3) Existe algum programa de alfabetização para adultos? Você participou/participa? Existe ( ) Não existe ( ) Paricipou ( ) Participa ( )

4) Para trabalhar aqui, precisa-se de alguma especialização técnica? Sim ( ) Não ( )

5) Você tem filhos? Sim ( ) Não ( )

a) (Se sim) Eles estudam? Sim ( ) Não ( )

b) Você faria/obrigaria eles a estudar? Sim ( ) Não ( )

6)Voce quer que ele tenha a mesma profissao que você? Sim ( ) Nao ( )

Por que?

7) Você acha que estudar é importante? Sim ( ) Não ( )

Por quê?

8) Você queria ter estudado mais? Sim ( ) Não ( ) (Se sim) Por que não o fez?

9) Você acha que a maioria aqui, completou os estudos na escola? Sim ( ) Não ( )

a) Se não, você gostaria que isso mudasse? Sim ( ) Não ( )