O gerenciamento de resíduos sólidos é uma preocupação presente nas atividades rurais ?


grupo fiz observações no relatório. C
Introdução

Um dos mais notáveis desafios enfrentados pela sociedade atual é a disposição da vasta e crescente massa de resíduos sólidos, cuja criação é difícil de evitar em uma sociedade industrializada. "Todos devemos reciclar", por exemplo, é uma frase que po
Assentamento_e_fazenda_019.jpg
Chão do assentamento, ao lado da plantação.
demos encontrar em demasia em gibis e revistas infantis, mas infelizmente "joga aí mesmo, um a mais não vai fazer diferença!" é a frase que mais se aproxima da terrível realidade. Atualmente, o meio rural é considerado uma continuação do meio urbano, e a análise dos resíduos sólidos do campo podem nos mostrar se há ou não uma urbanização de sua população. Os destinos dos resíduos sólidos também são uma questão premente no universo rural, portanto, é pertinente ao Projeto Terra, que aborda os diferentes aspectos da questão agrária brasileira e das influências mútuas exercidas pelas áreas urbana e rural. O que estes resíduos e o modo como são eliminados no ambiente do assentamento e no da fazenda nos revelam quanto à influência física (os bens industrializados, afinal, são produzidos em fábricas nas cidades) e social (a crescente consciência da importância das técnicas de reciclagem, por exemplo) da cidade no campo? E da diferença entre um assentamento e uma extensa fazenda?
No começo de nosso trabalho, formulamos hipóteses em grupo, tais como a idéia de que no meio rural não há coleta seletiva, nem ao menos uma coleta de lixo. Porém, achávamos que o lixo, principalmente o orgânico tinha certa importância na vida dos cidadãos rurais, uma vez que concluímos (precipitadamente,antes da viagem) que todos o usavam como adubo.
qual será o critério utilizado pelo grupo? dividiu as análises?

Desenvolvimento

Certamente, o gerenciamento de resíduos sólidos não é uma preocupação presente nas atividades rurais. Segundo os nossos 20 entrevistados, 3 deles não sabiam com qual freqüência o lixo é recolhido. Outros três nem ao menos se preocupam em reaproveitar os resíduos orgânicos como adubo, quem dirá em reaproveitar os inorgânicos? A preocupação com o lixo deveria estar presente principalmente no meio rural, onde vimos que nem parcial é sua importância na vida dos cidadãos. egrupo fica estranho esta conclusão já no inicio do desenvolvimento, pois um pouco mais adiante, o grupo afirma existir a coleta seletiva de lixo na fazenda. Então, não dá para fazer esta afirmação tão contundente.
A preocupação com os resíduos sólidos está regularmente presente no meio urbano, onde cada vez mais e mais as pessoas estão se conscientizando sobre a necessidade de reciclar . No campo, essa conscientização ainda não é tão aparente quanto nas cidades, onde até as indústrias incentivam o ato. Acreditamos que falta informação, para saber a importância da reciclagem e de como o meio ambiente está sendo tremendamente agredido por essa falta de cuidado com os resíduos.
A partir das observações que fizemos no Assentamento 1 e na Fazenda, pudemos perceber que parte do lixo da cidade está presente no lixo rural. Apesar de somente sete dos entrevistados terem respondido que os resíduos mais comuns na operação da fazenda/assentamento são os domésticos, pudemos perceber ao seu redor (janelas das casas, ao lado das portas, etc.) que todos possuem muitos resíduos influenciados física e socialmente pela indústria no campo. P
Assentamento_e_fazenda_031.jpg
Detritos no chão, ao lado da plantação de Bananas no Assentamento 1
apéis, plásticos (embalagens de garrafas pet, principalmente), materiais de construção (placas de azulejos, tijolos, etc) e materiais de metal são exemplos do que é mais encontrado por lá, principalmente espalhados pelo chão, poluindo cada vez mais até mesmo o meio rural, que deveria, ao menos, não ser influenciado também pela poluição existente nas cidades.
grupo, o fato de não haver uma divisão para as análises, isso leva a generalizações e até equívoco de análise. veja que a imagem ao lado e o texto fala como isto ocorresse nos dois lugares visitados.
o menos latas normais e comuns para todo e qualquer tipo de lixo em quantidade suficiente), não há nada que indique ao menos uma prévia separação dos resíduos (tóxicos, não tóxicos - papéis, latas, etc). Claro, não estão totalmente ausentes, mas ainda falta muito até que chegue à uma situação estável. A maioria dos locais utilizados com a finalidade de se depositar os sacos lixo, são suportes de metal, e várias pessoas jogam resíduos domésticos em cima destes, que acabam caindo entre os buracos do próprio suporte, e vão parar no chão. Na fazenda Santa Elisa, um latifúndio produtivo que visitamos, foi possível, a partir de nossas pesquisas, perceber que eles utilizam produtos domésticos, incluindo embalagens de plástico e papel, em demasia das mesmas e gerando resíduos sólidos que a coleta da prefeitura recolhe toda semana. Na fazenda conseguimos perceber uma maior preocupação com os resíduos. Os entrevistados afirmaram que, diferentemente do assentamento 1, reciclam os detritos e se preocupam mais com o meio ambiente.então grupo, percebe que não dava para fazer tal afirmação no começo do trabalho. a impressão que deu durante a leitura é da fragmentação do trabalho.
O processo de degradação de detritos plásticos e metálicos podem levar décadas. A aferição da escala de tempo do ciclo de absorção pelo meio natural de materiais como o vidro pela natureza abandona as dezenas de anos e adota as
Assentamento_e_fazenda_027.jpg
Lixo em caixas perto da plantação - Assentamento
centenas. Como em várias outras questões humanas, dificultam qualquer evolução positiva na questão dos resíduos a omissão das autoridades, que não tem um símbolo mais contundente que manutenção da existência dos lixões, o equivalente na administração pública a varrer o pó para debaixo do tapete (apenas escondendo-o de vista, com o agravante de que, durante sua decomposição, a massa de resíduos gera agentes líquidos e gasosos altamente poluentes, capazes de causar danos severos no ambiente quando liberados em meios destituídos de qualquer precaução técnica); há apatia e a falta de conscientização.
Um dos primeiros conceitos que nos foi apresentado no curso de geografia da sétima série foi o papel do meio urbano como centro importante da dinâmica econômica, social, política e acadêmica. Sua interação com o meio rural garantiu ao segundo sua relevância econômica e o maior acesso de seus habitantes a recursos técnicos e tecnológicos
Assentamento_e_fazenda_050.jpg
Latas para Coleta Seletiva
que garantiram melhoras em suas vidas. Por outro lado, também trouxe ao campo problemas característicos das cidades, como a questão dos resíduos sólidos em massa. Nos últimos tempos, a zona urbana, motivada por este mesmo problema, começou a exportar uma nova mensagem tecnológica (as técnicas de reciclagem) e social (a importância da reciclagem e do consumo consciente). Nossa coleta de dados revelou o grau com que essa mensagem permeou a fazenda e o assentamento. Na primeira, há a presença de um sistema de coleta seletiva e no assentamento 1 não.



Conclusão

No tocante à disposição de resíduos, a fazenda Santa Elisa apresentou uma virtude importante: seus resíduos inorgânicos são destinados a uma cooperativa de reciclagem."cooperativa de reciclagem" veja que isso não aparece no corpo do trabalho. Quanto ao assentamento, verificamos que no local o compromisso com o meio ambiente é parcialmente ignorado pelos moradores, uma vez que os mesmos não se preocupam com a reciclagem e em várias de nossas entrevistas verificamos que eles não tinham o mínimo conhecimento de quando ocorria a coleta dos resíduos. O meio rural é muito influenciado pelo meio urbano industrializado. Máquinas chegaram ao campo para agilizar as plantações juntamente com a atual tecnologia das chamadas "sementes transgênicas". Não há mais como desconsiderar um fator real e importante: o lixo urbano, agora faz parte do rural. A questão agora é
Assentamento_e_fazenda_021.jpg
Condições precárias - Assentamento 1
conseguir conscientizar a todos, não só do meio rural, como do urbano, a reciclar. E agora, caro leitor, ao final de nossa conclusão, torna-se evidente nosso posicionamento quanto a pergunta feita no título: O gerenciamento de resíduos sólidos é uma preocupação presente nas atividades rurais? A partir de nossos argumentos e observações, podemos garantir que as pessoas do meio rural, infelizmente, não se preocupam com o gerenciamento dos resíduos sólidos. Observando o ambiente rural, vendo todos os lixos nas ruas, sem nem ao menos meras latas para colocar e separar o lixo, observando cuidadosamente cada entrevista por nós aplicada, e vendo o desinteresse pela coleta de lixo, pudemos concluir que a preocupação com os mesmos não é presente no meio rural, nem ao menos do modo como é no meio urbano.
então, gente não dá para falar deste jeito contundente, se vocês viram na fazenda uma iniciativa. do mesmo jeito que o questionário deixou de perguntar por que os trabalhadores não se preocupam com o lixo produzido, ou se isso era importante ou não.



Questionários Aplicados durante a ida ao campo: (Assentamento 1- Sumaré / Fazenda Santa Elisa)

Perfil do entrevistado
1. Nome: _

2. Sexo:
( ) Fem
( ) Masc.

3. Idade:
( ) até 25
( ) 25 a 35
( ) 35 a 45
( ) mais de 45

4. Cidade de origem : _

5. Escolaridade:
( ) Fundamental 1 completo
( ) Fundamental 2 completo
( ) Colegial completo
( ) Faculdade


Perguntas:


6. De quanto em quanto tempo o lixo é recolhido no local?
( ) Nunca
( ) Outros:

7. Como é o tratamento de lixo?
R.:

8. Vocês se aproveitam da utilização de agrotóxicos?
( ) Sim
( ) Não

9. Se sim, com qual frequência?
R.: _

10. Quais são os resíduos mais comuns na operação da fazendo/assentamento?
R.: _

11. Há algum tratamento diferente para os resíduos orgânicos e inorgânicos?
( ) Sim
( ) Não

12. Se sim, qual?
R.:

13. Para onde vai o lixo da fazenda/assentamento?
R.: